Venha descobrir Seia com as bims :)

Segunda-feira, 29 de Outubro de 2007

Encontro com Milton Santos é o grande vencedor do Cine’Eco

         O filme “Encontro com Milton Santos”, do realizador brasileiro Sílvio Tendler, é o grande vencedor do Cine’Eco 2007, Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente, que terminou a 27 de Outubro.

          O filmeRTP foi premiado com o Grande Prémio do Ambiente, patrocinado pela Câmara Municipal de Seia, no valor de 3.500€, recebendo também a campânula de ouro, e com o Prémio de “Intervenção”, atribuído pelo Júri da Juventude.

         Tem como ponto de partida e referência uma entrevista com o geógrafo Milton Santos, deixando-nos com um pensamento sobre a globalização, necessária e desejada. Aborda as distorções impostas aos países pobres que pagam injustamente pelo crescimento da economia dos países ricos e as consequências provenientes dessa lógica do capital, que amplia as diferenças, ao invés de redistribuir as riquezas.

          O Prémio da Lusofonia, a que corresponde um montante de 2.500€ e a campânula de ouro, foi atribuído ao filme “Grande Hotel”, da realizadora da RTP, Anabela De Saint. O filme retrata a inauguração de um Hotel de luxo em Moçambique, criado em 1955. O documentário descreve a história trágica deste hotel, que aspirava ser o maior de África, edifício emblemático da cidade da Beira.

         O Júri Internacional que compôs este festival, presidido pelo meteorologista Anthimio de Azevedo e constituído pela actriz Rita Ribeiro, o escritor Fernando Dacosta, o realizador brasileiro João Batista de Andrade, o realizador Francês Alain Marie, os directores dos festivais de cinema de Washington e Sarajevo Annie Kaempfer e Ibrahim Spahic, respectivamente, entre outros, atribuiu ainda o Prémio “Educação Ambiental” ao filme “os Campos de Deméter”, do realizador Knut Krzywinski, filme também destacado pelo Júri Especial com o Prémio Especial; o Prémio “Água” ao filme “Yandabad” do realizador espanhol Mariano Agudo; o Prémio “Valorização de resíduos” ao filme “Da Terra das Lágrimas Amargas”, do realizador japonês Tomoko Kana; o Prémio “Vida Natural” ao filme “Mongólia Selvagem” do realizador australiano Sleina Leger; o Prémio “Polis” ao filme “Portugal – Retrato Social 1” de Joana Pontes; o Prémio “Antropologia Ambiental” ao filme “O Tigre e o Monge” do realizador austríaco Harald Pokieser; o Prémio “Vídeo Não Profissional” ao filme “Os Detectives da Água” do realizador canadiano David Springett; o Prémio Camacho Costa ao filme “No Crepúsculo do Silêncio”, do realizador checo Josef Císarovsk. Os filmes “Esta Água que vos deixo”, do senense João Tilly, e “Outros Mundos”, do realizador eslovaco Marko Skop, receberam Menções Honrosas.

          O Júri da Juventude, constituído por 14 jovens, dos quais se destacam os actores Pedro Górgia e Rita Nunes e a fadista Cátia Garcia, galardoaram com o Grande Prémio da Juventude o filme “Na Pele Deles” (Dans Leurs Peau), de Malherbe Arnaud. Foi ainda atribuído o Prémio “Filme de Animação” ao filme “A Minha Vida aos 40 (My Life at 40), de Laurie Hill.

O Júri Especial “Cine’Eco em Movimento” do qual fizeram parte várias personalidades ligadas a entidades que acolhem extensões do Festival ao longo do ano, nomeadamente dos Açores, Madeira, Aveiro, Alentejo e Algarve, atribuiu Menções Honrosas aos filmes “Fronteiras do Campo”, de Cláudia Rodrigues, Pedro Gancho e Francisca Veiga, e “Carpe Diem”, de Sérgio Cannella.

            A cerimónia de encerramento do Cine'Eco, que decorreu no Cine-Teatro da Casa Municipal da Cultura, contou ainda com o concerto de Rão Kyao, “Porto Alto”.

Publicado por bims12b às 13:16
Link do post | Adicionar aos favoritos
|
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


Optimizado para Internet Explorer

1024x768

Logótipo da escola

Seia Virtual

Chat

Visitas

Locations of visitors to this page contador

Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Posts recentes

No cise, Final da Àrea de...

Projecto de Microgeração ...

Cantinho das curiosidades...

EDP inaugurou Contact Cen...

No passado dia 4 de Abril...

As Energias Renováveis

Estudo da Union Fenosa

Poupar Energia e Proteger...

Bims ajudam a poupar

Bims em Viseu

Arquivos

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Pesquisar neste blog

 

Links